Deus salva por mãos improváveis
Publicado em 23/10/2026
Após estudarmos o Livro de Tobias, avançamos na série das nossas pastorais, cujo tema do semestre é “O silêncio do Velho para se fazer Novo”, uma referência aos 400 anos de silêncio profético entre os testamentos. É desse período que brotaram os livros apócrifos, crônicas de teor novelesco que, embora desprovidos de inspiração divina, entram em nosso aprendizado apenas para fins de conhecimento histórico e para confirmar que, de fato, não servem para a nossa edificação espiritual.
O livro de Judite, classificado como apócrifo e o segundo dessa série que estudaremos em nossas pastorais, foi escrito provavelmente por um judeu anônimo em meados do século II a.C., durante a consolidação da resistência judaica sob o domínio asmoneu. Trata-se de uma novela dramática de gênero narrativo-teológico. Sua intenção não é apresentar um relato histórico ou geográfico rígido, mas sim oferecer uma mensagem de encorajamento à comunidade da Aliança diante de ameaças militares estrangeiras. O texto provém da versão grega da Septuaginta, traduzida a partir de um original hebraico.
A história tem início com um cenário aterrorizante: o grande general Holofernes, comandante-chefe a serviço de Nabucodonosor — identificado no texto como soberano da Assíria, governando a partir de Nínive —, marcha à frente de uma avassaladora máquina de guerra para subjugar todas as nações ocidentais, forçando-as a prestar adoração exclusiva ao seu rei (Jt 2.4-20). Ao alcançarem as fronteiras montanhosas da Judeia, as forças militares sitiam a cidade estratégica de Betúlia, bloqueando as fontes de água até os reservatórios secarem completamente (Jt 7.20-22).
Desesperados por causa da angústia do povo, os magistrados judeus impõem um limite à providência divina: se nenhum socorro caísse dos céus dentro de cinco dias, entregariam os portões ao inimigo (Jt 7.30). Ergue-se então Judite, viúva de excepcional beleza, virtude e posses, que repreende duramente os líderes por tentarem a Deus com prazos humanos (Jt 8.1-14).
Após prostrar-se em cinzas com fervorosa súplica (Jt 9), ela retira os trajes de luto, adorna-se com distinção e entra no acampamento inimigo sob o pretexto de deserção. Fascinado por sua presença, Holofernes oferece-lhe um banquete privativo e embebeda-se. Quando o general cai entorpecido pelo vinho, Judite toma a lâmina do próprio comandante e decepa-lhe a cabeça (Jt 13.8). Conduzindo o troféu de volta a Betúlia, ela incita o exército judaico a desbaratar as tropas invasoras, que fogem em total desordem.
O livro de Judite jamais pertenceu ao cânon do Antigo Testamento, que foi preservado pelo povo hebreu. A obra exibe contradições históricas e geográficas deliberadas ou absurdas, como apresentar Nabucodonosor reinando sobre os assírios em Nínive após o retorno do cativeiro babilônico (Jt 1.1; 4.3). Essa narrativa contradiz diretamente a cronologia bíblica consolidada nos livros de Reis, Crônicas e Daniel, além de contrariar os registros da própria história secular.
Nabucodonosor II foi, historicamente, o destruidor de Jerusalém e de seu primeiro Templo em 586 a.C., liderando o Império Neobabilônico. Contudo, ao ser “incorretamente” identificado no livro de Judite como rei dos assírios, ele seria jogado para trás no tempo, ocupando o papel dos reis Salmanazer V e Sargão II. Estes, sim, foram os governantes assírios responsáveis pela queda de Samaria e a deportação do Reino do Norte (Israel) em 722 a.C.
As incoerências da obra, contudo, não se limitam à cronologia dos fatos. Além dessas imprecisões históricas, Betúlia é descrita como cenário principal da narrativa, mas trata-se de uma cidade fictícia, sem nenhuma referência no contexto bíblico ou na história antiga.
Além dos erros históricos e geográficos, a conduta ética da heroína também suscita profundos questionamentos teológicos: suas ações triunfam por meio de um encadeamento deliberado de dissimulações, mentiras e apelos sedutores, elementos apresentados no texto como manifestações de santidade divina (Jt 9.10-13). A fé reformada reconhece a obra como relato edificante de coragem popular, mas a exclui taxativamente da regra infalível de fé e conduta cristã.
Embora o livro apresente limitações canônicas, seu conteúdo aponta para uma verdade permanente das Escrituras: a vaidade terrena é incapaz de frustrar os desígnios do Deus Todo-Poderoso. O soberbo general que desafiou os céus tombou diante da fragilidade de uma mulher desarmada, relembrando os dias antigos de Débora e Jael (Jz 4-5).
O Senhor costuma escolher “as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Co 1.27). No entanto, nossa libertação final não se deu por ardis sangrentos nem pelas mãos de uma viúva no drama literário de Betúlia. Nosso Holofernes espiritual — o pecado, a morte e o diabo — foi decapitado no madeiro por Aquele que não usou disfarces, mas se entregou voluntariamente: Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá que triunfou como o Cordeiro imolado.
Eis que no silêncio do Velho se fez o Novo,
Pr. Paulo Cesar da Silva
55 31 3825-1644
secretaria@ipbcariru.com.br